Uma gestão de benefícios corporativos que faz a diferença no dia a dia dos colaboradores não está relacionada somente ao valor financeiro ou às várias possibilidades de uso. Para falar a verdade, gerir benefícios com qualidade também passa por um atendimento de excelência ao colaborador.
Por quê? Antes de mais nada, é preciso dizer que quanto maior for a acessibilidade e a intuitividade do benefício, melhor ele será usado pelos colaboradores, impactando positivamente na satisfação geral – e todos esses fatores estão vinculados a um bom suporte.
Neste artigo, vamos explicar em detalhes sobre como o atendimento ao colaborador pode ser um diferencial na forma como a sua empresa faz gestão de benefícios corporativos. Siga com a gente e não perca.
Abaixo, você confere os principais tópicos que serão abordados por aqui:
- Gestão de benefícios inteligente e mais tempo para o RH: antecipe problemas e proponha soluções
- Satisfação dos colaboradores: sem ficar esperando por uma solução que nunca vem
- Personalização da gestão de benefícios: a diferença entre o suporte comum e o suporte estratégico
- Tempo de resposta e agilidade: resolvendo os problemas dos colaboradores com eficiência
LEIA TAMBÉM: Benefícios Incumbentes x Insurgentes: o que são e como estão impactando a experiência do colaborador
Gestão de benefícios inteligente e mais tempo para o RH: antecipe problemas e proponha soluções
Por mais que a empresa selecione com cuidado a sua parceira na gestão de benefícios, a verdade é que os colaboradores podem ter problemas para desfrutar tudo o que pode ser desfrutado.
Muitas vezes, a ideia engessada de benefício trabalhista sendo composto apenas como vale-alimentação ou vale-refeição impede que quem trabalha aproveite todas as facilidades disponíveis.
Dessa forma, inovar e oferecer benefícios exclusivos, voltados para cultura e entretenimento, por exemplo, podem gerar mais dúvidas do que contentamento nos colaboradores – o que tende a lotar a caixa de e-mails do RH…
Contudo, isso pode ser contornado quando a parceira de gestão de benefícios corporativos trabalha com um atendimento proativo – ou seja, que se antecipa a possíveis problemas do público – de fácil acessibilidade e que é simples de contatar.
Assim, os colaboradores que desejam tirar dúvidas ou relatar problemas de acesso, podem ser direcionados diretamente para a empresa parceira, desafogando o fluxo do setor de Recursos Humanos .
De quebra, o contratante ainda tem um braço auxiliar no que se refere à satisfação dos colaboradores.
Além disso, contar com uma empresa de benefícios parceira, que se importa com quem trabalha e não somente com a disponibilização dos benefícios no cartão, antecipa (e evita) possíveis problemas com insatisfação, NPS e turnover.
Satisfação dos colaboradores: sem ficar esperando por uma solução que nunca vem
Com um atendimento ao colaborador que deixa a desejar, é possível que a companhia se depare com reclamações recorrentes sobre os benefícios corporativos.
Isso se agrava quando existem problemas de comunicação e demora em atender os tickets abertos pelos funcionários.
Mais do que isso, outros problemas podem ser causados por um atendimento lento ou desestruturado, como:
- A empresa paga e os colaboradores não usam: por falta de informação e suporte adequado, os colaboradores podem estar evitando o uso do benefício corporativo. Como resultado, a empresa está investindo sem obter retorno algum;
- Colaboradores sem resposta: ao buscar uma solução para eventuais problemas de uso ou dúvidas, o colaborador se depara com um sistema de atendimento ineficaz, que o deixa sem resposta ou que demora muito tempo para resolver, impactando a sua renda e gastos mensais.
- Queda do NPS e dos níveis de bem-estar: resultante dos aspectos anteriores, a empresa pode se deparar com quedas nas taxas de NPS e de outras pesquisas de satisfação realizadas internamente. Nesse caso, é necessário observar diretamente as notas dadas aos benefícios corporativos.
- Em casos extremos, aumento do índice de turnover: não é segredo que benefícios corporativos estratégicos podem aumentar as taxas de retenção de colaboradores e jovens talentos. Da mesma forma, benefícios ruins, ou que não podem ser usados em sua totalidade, abrem espaço para a concorrência.
A partir dos tópicos acima, é possível compreender a importância que um atendimento incrível tem na hora de gerir benefícios, não é?
LEIA TAMBÉM: Atração e Retenção de Talentos: Um Guia Essencial para o RH Moderno
Personalização da gestão de benefícios: a diferença entre o suporte comum e o suporte estratégico
Não é segredo que os benefícios corporativos eram padronizados e oferecidos de forma igual para todos os colaboradores, independentemente das suas necessidades pessoais. Contudo, essa abordagem genérica nem sempre resulta em satisfação ou engajamento.
Com o tempo, percebeu-se que um pacote de benefícios que não considera as necessidades individuais pode acabar sendo subutilizado por quem trabalha. Desse modo, torna-se indispensável investir em maneiras flexíveis de gerir os benefícios corporativos.
A tendência é que os colaboradores esperem, cada vez mais, que as empresas ofereçam pacotes que possam ser adaptados à sua realidade pessoal e estilo de vida. Na prática, isso inclui opções variadas de benefícios, para que os colaboradores possam optar conforme suas prioridades.
Na Raiô, por exemplo, os colaboradores podem acessar até 16 benefícios diferentes com somente 1 cartão – o que aumenta a diversificação e os níveis de personalização de uso.
No entanto, além do próprio benefício corporativo, a personalização também pode compor um suporte ao colaborador efetivo através do atendimento humanizado em diversos canais de atendimento, incluindo WhatsApp, e-mail e ligações telefônicas.
Assim, o colaborador personaliza e escolhe o ponto de contato que mais é conveniente para satisfazer a sua necessidade, com o apoio e a rapidez necessárias.
Lembre-se: um suporte ineficaz de gestão de benefícios corporativos ainda deixa o RH da empresa contratante responsável por todo o atendimento aos colaboradores, oferece VA e VR de forma engessada e disponibiliza apenas um canal de atendimento, respondido totalmente por IA… É a receita perfeita para você ter problemas.
Tempo de resposta e agilidade: resolvendo os problemas dos colaboradores com eficiência
O tempo de resposta ajuda a definir um bom atendimento ao colaborador. Isso porque ele impacta diretamente na experiência de usufruir dos benefícios disponíveis.
Sendo assim, o tempo de resposta é um indicador que deve ser acompanhado e melhorado continuamente – tanto pela parceira de gestão de benefícios como pela empresa contratante. Por consequência, isso pode contribuir para o aumento da satisfação de quem trabalha.
Além disso, os colaboradores tendem a abandonar interações quando não recebem respostas em um período considerado aceitável, o que prejudica a solução de dúvidas e problemas.
Assim, um tempo de resposta rápido não apenas melhora a percepção da marca empregadora, mas também pode aumentar as taxas de retenção, uma vez que o atendimento veloz contribui para que o colaborador se sinta valorizado.
Na Raiô, tudo é pensado para que, além de um atendimento efetivo, o colaborador também tenha um tempo de resposta ágil. Mais ainda, as respostas dadas pelos nossos atendentes vão direto ao ponto e trabalham para oferecer uma solução útil.
O que você achou de saber mais sobre gestão de benefícios corporativos?
Investir em atração em parceiros que ofereçam uma gestão de benefícios funcional e descomplicada é a chave para melhorar o relacionamento da sua empresa com os seus colaboradores. E a Raiô pode fazer parte dessa estratégia.
Com 16 opções de benefícios em um único cartão Visa, aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos, a Raiô facilita a vida do seu RH, permitindo uma gestão inteligente para o RH e um uso personalizado para quem trabalha com você.
Para saber mais, não deixe de visitar nosso blog ou site. Bom trabalho e até a próxima!