Atendimento direto ao colaborador: como desonerar o RH e melhorar a gestão de benefícios

Escrito por Douglas Rosa

11 de maio, 2025

3 mins de leitura

O RH é um dos setores mais estratégicos de uma empresa. Mas quando precisa atuar como suporte técnico para dúvidas sobre saldo, cartão bloqueado ou onde pode usar o vale, acaba desviando o foco do que realmente importa: cuidar de pessoas. A sobrecarga de demandas operacionais gera estresse e reduz o tempo disponível para ações que impactam o clima e a produtividade. Por isso, apostar em um modelo de atendimento direto ao colaborador é uma solução que traz eficiência, satisfação e autonomia para todos os lados.

Atendimento direto ao colaborador: desafios do RH com o suporte tradicional de benefícios

Em muitas empresas, o RH atua como intermediário entre o colaborador e o parceiro de benefícios. Isso significa:

  • Receber e repassar dúvidas simples (como senhas, saldo ou estabelecimentos credenciados);
  • Solucionar problemas operacionais com o parceiro de forma manual;
  • Lidar com a frustração do colaborador quando não obtém retorno rápido.

Esse modelo, além de ultrapassado, gera gargalos de comunicação, retrabalho e uma imagem negativa sobre a gestão de pessoas.

Vantagens do atendimento direto ao colaborador oferecido pela Raiô

Aqui, não terceirizamos dúvidas ou questões sobre benefícios. Esse é um problema nosso, e não do RH, que precisa utilizar seu tempo para focar em outros temas. Com um canal de comunicação direto entre o colaborador e a Raiô, a empresa transforma a gestão de benefícios em uma experiência mais fluida e inteligente. Os resultados são claros:

  • Menos chamados internos no RH, que deixa de ser canal de suporte e ganha tempo para focar no que realmente importa;
  • Respostas mais rápidas, claras e humanizadas, diretamente para quem está vivendo a dúvida ou o problema;
  • Mais autonomia para o colaborador, que passa a gerenciar seus próprios benefícios com segurança e facilidade;
  • Melhora na percepção da empresa, que adota soluções modernas, conectadas com a realidade e focadas na experiência do time.

Com a Raiô, o suporte é direto ao colaborador, o processo é simples e todo mundo ganha: o colaborador é atendido, e o RH respira mais tranquilo. Isso significa menos intermediação e mais agilidade na solução de dúvidas como cartão bloqueado, consulta de saldo e extrato, aceitação do benefício e problemas com carteiras digitais.

Esse suporte direto é o que torna a experiência da Raiô descomplicada e diferente. O resultado? RH mais leve, com mais tempo para ser estratégico, colaboradores mais satisfeitos e indicadores de clima organizacional em alta.

Atendimento direto ao colaborador: como implementar essa mudança na sua empresa

Migrar para um modelo de suporte mais eficiente exige um parceiro preparado, com compromisso com você e seu time, e uma transição bem estruturada. Para garantir sucesso nessa mudança, é essencial:

  • Escolher uma solução com atendimento multicanal direto ao colaborador, que resolva as questões sem passar pelo RH;
  • Planejar uma transição assistida, com suporte técnico, treinamento e comunicação clara com a equipe;
  • Acompanhar indicadores-chave do suporte, como volume de chamados ao RH e tempo médio de resolução.

A Raiô acompanha sua empresa em cada etapa, com uma plataforma intuitiva, tecnologia avançada com IA em diversos pontos dos processos, atendimento humanizado (com pessoas reais!) e dados em tempo real para medir resultados e evoluir continuamente a experiência do uso do benefício pelo seu time.

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Investir em parceiros que ofereçam uma gestão de benefícios funcional e descomplicada é a chave para melhorar o relacionamento da sua empresa com os seus colaboradores. E a Raiô pode fazer parte dessa estratégia. 
Com 16 opções de benefícios em um único cartão Visa, aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos, a Raiô facilita a vida do seu RH, permitindo uma gestão inteligente para o RH e um uso personalizado para quem trabalha com você.

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