O primeiro dia de trabalho é decisivo para a percepção do novo colaborador sobre a empresa. E receber os benefícios logo no início mostra organização, cuidado e valorização por parte do empregador.
Afinal, começar um novo emprego e precisar esperar dias (ou até semanas) para acessar o vale-alimentação, vale-refeição ou mobilidade é frustrante. Além de causar insegurança, esse atraso pode comprometer a experiência de integração e gerar retrabalho para o RH.
Garantir que o cartão de benefício esteja disponível para uso no primeiro dia de trabalho é uma escolha estratégica. Um processo descomplicado e rápido, como o da Raiô, fortalece o engajamento desde o onboarding e evita dores de cabeça para todas as partes envolvidas.
Benefícios desde o primeiro dia: como transformar a experiência do colaborador
Quando o cartão de benefícios demora a chegar ou não está ativo desde o primeiro dia, o RH precisa lidar com problemas como insegurança e frustração por parte do colaborador, aumento das dúvidas e chamados ao setor, má impressão logo no início da jornada do novo talento e retrabalho administrativo e necessidade de reembolso de valores posteriormente, o que ocasiona um imenso retrabalho e aumenta as possibilidades de erro no processo. Essa ineficiência no início pode gerar impactos duradouros na percepção sobre a cultura da empresa.
No entanto, quando a empresa consegue disponibilizar os benefícios no primeiro dia de trabalho, as vantagens são muitas:
- Experiência positiva e acolhedora logo na chegada;
- Redução de dúvidas e desgaste nos primeiros dias;
- Agilidade e fluidez no onboarding;
- Fortalecimento do vínculo com a empresa.
Além disso, ter o cartão de benefício prontos para uso no primeiro dia, aumenta o senso de pertencimento e mostra que o colaborador já faz parte da equipe desde o primeiro momento.
Soluções para agilizar o processo de entrega dos benefícios
Muitas empresas ainda operam com processos manuais, planilhas descentralizadas e comunicação pouco integrada entre RH e o parceiro de benefícios. Esse modelo tradicional, além de lento, é propenso a erros.
Para garantir o uso do cartão de benefícios imediatamente após a entrada do colaborador, o RH pode adotar boas práticas como:
- Antecipar o cadastro do colaborador com sistemas ágeis;
- Integrar as áreas de gestão de pessoas e benefícios;
- Contar com um parceiro de gestão de benefícios que pense no processo de ponta a ponta;
- Utilizar parceiros com tecnologia integrada aos seus sistemas e processos automatizados para economizar tempo do RH.
Como a Raiô Benefícios facilita essa disponibilidade do cartão de benefício no primeiro dia do colaborador:
Com a Raiô, o processo é simples e rápido. Todo o processo é pensado para facilitar a rotina do RH e causar um impacto positivo no portador do cartão de benefícios. Algumas das nossas vantagens no processo de cadastro e compra de benefícios são:
- Cadastro do colaborador com apenas 3 dados, tornando o processo mais ágil e livre de etapas desnecessárias;
- Cadastro em lote com sistema inteligente de validação, ideal para empresas que lidam com admissões em volume;
- Recarga via Pix em até 20 minutos, garantindo que o cartão esteja liberado para uso no mesmo dia;
- Cartão com bandeira Visa, aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos no Brasil;
- Compatível com carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, desde o primeiro uso.
Além disso, o atendimento humanizado via WhatsApp e e-mail está disponível todos os dias para apoiar tanto o RH quanto o colaborador.
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Investir em parceiros que ofereçam uma gestão de benefícios funcional e descomplicada é a chave para melhorar o relacionamento da sua empresa com os seus colaboradores. E a Raiô pode fazer parte dessa estratégia.
Com 16 opções de benefícios em um único cartão Visa, aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos, a Raiô facilita a vida do seu RH, permitindo uma gestão inteligente para o RH e um uso personalizado para quem trabalha com você.