Como o cartão de benefícios ajuda a atender diferentes gerações no ambiente de trabalho

Escrito por Jéssica Zang

21 de junho, 2025

3 mins de leitura

Baby boomers, geração X, millennials e geração Z. Gerir pessoas é uma das tarefas mais ricas e estratégicas do RH. E quando falamos de equipes formadas por profissionais de diferentes idades, formações e vivências, ganhamos ainda mais diversidade, pluralidade de ideias e oportunidades de construir um ambiente de trabalho mais completo e inovador. Mas é preciso estar atento a como oferecer benefícios para diferentes gerações. 

Para o RH, modelos padronizados de oferta de benefícios deixaram de fazer sentido. A nova demanda é clara: flexibilidade e autonomia de escolha. O cartão de benefícios surge como a solução ideal para oferecer isso de forma simples, escalável e alinhada às necessidades de diferentes perfis dentro da empresa.

O desafio de lidar com diferentes gerações no mesmo time

Equipes multigeracionais tendem a ser mais criativas e completas, justamente por combinarem perspectivas distintas. Enquanto os profissionais mais jovens costumam priorizar flexibilidade, propósito e desenvolvimento rápido, os mais experientes valorizam estabilidade, reconhecimento e uma cultura organizacional sólida. Para transformar esse cenário em vantagem competitiva, é essencial que as empresas adotem políticas inclusivas, promovam uma comunicação clara e ofereçam benefícios flexíveis, que atendam aos diferentes perfis e momentos de vida dos colaboradores.

Enquanto colaboradores mais experientes podem valorizar o uso tradicional em supermercados e farmácias físicas, os mais jovens tendem a dar preferência a soluções digitais, como apps de delivery e carteiras digitais. Há quem priorize saúde e bem-estar, quem invista em educação ou quem prefira mobilidade.

Benefícios flexíveis para gerações diferentes

Não é necessário enxergar essas diferenças como obstáculos, na verdade elas são oportunidades. Quando respeitadas e bem atendidas, ajudam a aumentar o engajamento e a percepção de valor dos benefícios, tornando-os mais relevantes para todos.

Mas como oferecer benefícios para diferentes gerações? Com a Raiô, a empresa oferece um único cartão, mas com múltiplas possibilidades de uso. A bandeira Visa garante aceitação em mais de 12 milhões de estabelecimentos no Brasil e a compatibilidade com carteiras digitais amplia ainda mais o acesso para quem prefere usar o celular em vez de carregar o cartão físico.

Além disso, o RH pode configurar diferentes categorias, como alimentação e refeição; mobilidade urbana; saúde e bem-estar; cultura e educação; home office e muito mais. Dessa forma, cada colaborador usa o benefício da forma que mais combina com seu estilo de vida.

Vantagens para o RH em centralizar a gestão

Ao mesmo tempo que atende diferentes perfis, o cartão da Raiô simplifica o trabalho da área de RH. A plataforma é 100% digital, integrada e fácil de usar. Os cadastros podem ser feitos em lote, as recargas são programadas, os relatórios são claros e prontos para exportação, e o suporte é feito diretamente com o colaborador, sem gerar retrabalho para o time.

Ou seja, o RH oferece diversidade com eficiência e transforma um desafio geracional em uma vantagem competitiva para toda a empresa. A Raiô acredita que flexibilidade é respeito. Por isso, desenvolveu uma solução que se adapta a diferentes gerações, estilos e momentos de vida. E o mais importante: sem complicar a rotina do RH. Com um único cartão, a empresa consegue cuidar de todos, de forma justa, moderna e inteligente.

O que você achou de saber mais sobre gestão de benefícios corporativos? 

Investir em parceiros que ofereçam uma gestão de benefícios funcional e descomplicada é a chave para melhorar o relacionamento da sua empresa com os seus colaboradores. E a Raiô pode fazer parte dessa estratégia. 
Com 16 opções de benefícios em um único cartão Visa, aceito em mais de 12 milhões de estabelecimentos, a Raiô facilita a vida do seu RH, permitindo uma gestão inteligente para o RH e um uso personalizado para quem trabalha com você.

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